quarta-feira, 26 de abril de 2017

New Dummies On The Block

Cuidado com quem se diz "de TI"...

Bom dia aos que já precisaram de suporte, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #688 chegando em clima de "pimenta no dos outros".
Hoje não irei entrar na pilha da greve geral ( Fora Temer! ).
Tampouco irei transpor meu ódio aos golpistas neste teclado ergonômico.

Hoje é dia de tripudiar no bom sentido, sobre a classe dos "TI".
Antigamente éramos chamados de Analistas, Técnicos, Engenheiros de Sistemas.
Tenho a impressão de que ficamos um tanto quanto vulgarizados.
Já ouvi a palavra "micreiro" de um gerente de empresa de commodities agrícolas.

Naquele momento, deu vontade de mandar ele à merda!
Mas fui educado e apenas disse que preferia ser chamado de "Profissional de Informática".
Claro que eu sempre me considerei analista de sistemas precoce.
Isso se deve ao fato de ter vendido meu primeiro sistema aos 15 anos.

Depois daquele evento, não teve mais jeito.
Por razões pessoais, me considero tanto Economista quanto Analista, e ponto final!
Ninguém tem porra alguma com isso, se não obtive os dois diploma ainda.
Vale lembrar que Bill Gates também não tinha nenhum OK!

Temos que conviver com os apelidos que a sociedade nos imputa.
Portanto para o senso comum, qualquer um que coloque as mãos em um PC, é "de TI".
Não importa que raios de coisas tenhamos estudado.
Se o cara for apenas instalador de impressoras ou gerente de projetos.

Estando então neste grande balaio de gatos, vamos aceitar que somos todos TI.
Particularmente não gosto, mas não posso mudar o mundo à minha volta.
Vamos partir então para o estudo de caso.
Novamente farei uso de experiências próximas. Participei do evento em questão.

Em uma empresa que não citarei o nome, existe um "cara de TI".
São mais de 200 funcionários, portanto podemos dizer que é de médio porte.
Admito que ter apenas um profissional do ramo para tantos usuários, é arriscado.
O pobre coitado poderia ficar sobrecarregado facilmente.

Pior ainda se ele não for um profissional de verdade.
O que parece ser o caso, tadinho.
Sabemos que em ambiente empresarial, sempre rolam as fofocas e gracinhas.
Ainda mais se na empresa existirem uns 200 peões de chão de fábrica.

Sem preconceitos, mas o nível cultural conta nestes ambientes.
O coitadinho do TI já tem apelidos pouco honrosos, talvez devido à orientação sexual.
Quero deixar claro aqui que defendo a liberdade de opção de todos.
Mas não podemos ignorar a falta de respeito da maioria, quando querem xingar os colegas.

Seria muito mais fácil para este "profissional" ser mais respeitado, se fosse bom no que faz.
Quando os colegas já tratam de resolver eles mesmos os problemas...
Já podemos imaginar que a qualidade da mão de obra de TI naquela empresa é fraca.
Até para configurar impressoras, os caras se viram para não ter que chamar o "fofo".

Eis que logo o windows de uma das analistas do laboratório, apresentou problemas.
Em nossa maneira peculiar de falar, dizemos que "o Windows deu Pau" novamente.
Sim caros leitores, o sistema operacional mais vendido de todos os tempos, dá pau!
E com certa frequência!

Graças aos defeitos dos produtos da MicroSoft, muitos "caras de TI" tem emprego!
Portanto temos que agradecer e muito ao Tio Bill por sua empresa nos dar trabalho!
Existem várias coisas que podem dar errado no windows, no PC, na cabeça do usuário...
Entre estas, eu elejo como a mais frequente, a praga dos vírus!

Neste caso, a culpa é da empresa e talvez do "cara de TI" que não sabe o que faz.
Não adianta nada você ter anti vírus nos servidores, e não ter nas estações de trabalho.
Este é um dos conceitos mais básicos de informática.
Se tem várias máquinas conectadas, TODAS devem ter anti vírus instalado e ATUALIZADO.

Outra dificuldade entre os usuários é entender que não adianta ter vacina defasada.
Nem todos os anti vírus se atualizam sozinhos.
Os usuários precisam estar atentos para isto.
E quando se trata de empresas, o pessoal de Informática tem que garantir as atualizações.

Quando o PC da analista química vítima, deu problema, foi logo ao inicializar.
Quando se trabalha em turnos de produção, naturalmente a máquina é utilizada por mais pessoas.
Ao chegar em seu turno, a analista "francesinha" logo descobriu que estava sem PC.
O windows não carregava mais.

Por ser uma menina bem esperta, ela logo tirou fotos e mandou para seu futuro marido.
Este que vos escreve!
Agora todos já sabem como entrei na história!
Fizemos algumas tentativas para ver se contornaríamos o problema.

Suporte remoto não é uma das tarefas mais fáceis.
Ainda mais se você não está conectado com a máquina em questão.
Desistimos quando ele passou a informar que não tinha mais acesso ao sistema operacional.
A placa mãe de um PC avisa quando não consegue encontrar um disco de sistema.

Neste ponto, desistimos de tentar arrumar o problema.
Passamos o caso então para o "cara de TI" da empresa.
Ficamos preocupados pois naquele disco rígido estavam todos os arquivos de trabalho.
Seria um prejuízo enorme perder tudo.

Eis que chegou o diagnóstico do profissional de TI da empresa!
O disco rígido queimou!
Sim prezados leitores, esta foi a resposta do único profissional responsável deles...
O disco rígido queimou...

Para piorar o fato, o "fofo" ficou se divertindo às custas da MINHA analista química!
Dizendo à ela que "perdeu perdeu" seus dados, em tom de piadinhas...
Assim como não se deve enfiar a mão em colmeia de abelhas ou vespas...
Não se tira onda com analistas que namoram "O cara de TI"!!!!!

Em um ato de fé, a bela química pegou o "HD queimado" e trouxe para casa.
Eu disse que iria dar uma olhada no pobrezinho.
Fiz apenas o que todo conhecedor de informática básica faria.
Nada de muito complexo ou avançado...

Liguei o disco rígido no meu PC e comecei a fazer testes.
Logo de cara pude ver que o disco não estava queimado!
Ele entrou no modo de recuperação do Windows.
Portanto não posso sequer imaginar que merda foi que o "fofo" da empresa fez!

Disco queimado simplesmente não funciona mais!
Acho que o "cara de TI" da empresa andou queimando outras coisas...
Tentei recuperar o Windows com as ferramentas que ele próprio oferece.
Não deu resultado.

Portanto tentei utilizar um programa de anti vírus.
Foi encontrado um arquivo infectado e foi removido.
Estas são tarefas bem simples de serem executadas.
Como podemos ver, muitas empresas ainda não sabem contratar profissionais de TI.

Devolvi o disco rígido para a analista, que já estava feliz por não ter perdido seus arquivos.
Após eliminar o vírus, ainda tive tempo de fazer um BACKUP dos dados dela.
Portanto mesmo que o Windows não sobrevivesse, o trabalho estava salvo.
Ao chegar no trabalho, nesta segunda-feira, ela mesma colocou o HD de volta! ( that´s my girl )

O Windows estava funcionando perfeitamente, como todos os dados a salvo!
Nenhum defeito foi encontrado.
O fato foi devidamente compartilhado entre os colegas...
Até o "fofo" foi chamado para ver o computador funcionando.

Dotada de um belo senso de humor sarcástico ( parece muito comigo! ) ela se vingou!
Disse ao "cara de TI" que havia passado "Caladril" no PC, e ele voltou a funcionar!
O "fofo" não entendeu nada, fez cara de espanto e perguntou como ela fez...
Ainda foi olhar o gabinete do PC, talvez esperando ver marcas da pomada!!! ( kkkkkkkkkk )

A diversão do dia foi garantida para o laboratório inteiro.
Já que Caladril é utilizado para queimaduras... acho que todos entenderam a piada!
Depois de todas as explicações, o "fofo" fez cara de preocupação quando soube dos detalhes.
Talvez ele tenha ficado preocupado com o emprego dele...

Temos este quadro em muitas empresas por todos os lugares.
Especialmente quando se trata de uma área que não é de conhecimento de todos.
Nestas situações, é muito fácil se "passar por especialista" mesmo sem conhecer muito.
Podemos ver muita gente dizendo que sabe muito, ou pior, que sabe tudo de TI.

A verdade é que nossa área tem muito mais enganadores do que profissionais sérios.
E pensar que eu sigo aqui, sem achar um emprego decente...
Lucky Cookies: 25 - 28 - 32 - 37 - 45 - 51
Dica do Dia: Deu Pau no seu PC, me chame que resolvo!!!

Carpe Diem!



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