sábado, 4 de março de 2017

We Are Better With Less...

Aprendendo a gerir recursos mínimos

Bom dia aos fãs de gestão moderna, we are the Red Planet Ex PEA!
Diário de Bordo Estelar #635 chegando ao primeiro fim de semana das águas de Março.
Ainda bem que vieram as águas mesmo!
Aquele forno desgraçado estava irritante.

Vamos a mais um post digno dos manuais dos raladões!
Porque somos melhores com menos?
Simples, porque aprendemos a valorizar mais as coisas e não praticar o desperdício.
Afinal de contas, se você conseguir desperdiçar algo quando não tem grana, és mágico!

Ou então estúpido demais...
Desperdício é um crime em qualquer situação.
Seja quando tem grana sobrando ou pior ainda quando está faltando.
O exercício de gerenciar recursos escassos é uma arte!

Precisamos ter talento, metodologia e muita disciplina.
Podemos adicionar uma pitada de organização financeira preventiva também.
Infelizmente a maioria dos mortais sabe gastar primeiro, e pensar depois.
E quando pensamos, lá se foi o momento de evitar tragédias.

Pensando coletivamente, fica fácil entender porque donos de bancos são felizes.
A maioria das pessoas gasta primeiro, depois faz consignados...
Ficam devendo por anos e os bancos agradecem sorridentes.
Quando percebemos, estamos trabalhando ( sorte dos que tem... ) para bancos e empresas.

Dizem os mais antigos, que realmente aprendemos algo, quando erramos.
O aprendizado é mais eficiente quando vem dolorido.
Seria bom se não precisasse ser assim.
Prevenir deveria ser o caminho utilizado por todos.

Agora não adianta pensar em dizer como evitar os prejuízos.
Quem está no time dos raladões, já chegou no vermelho mesmo.
Será mais útil tentar explicar como sair do buraco.
A primeira coisa que vem a mente é: evitar de cavar mais ainda o próprio poço...

Gerenciar recursos requer ordem e lógica.
Seja para um grupo de empresas, pessoas ou apenas o lar que habitamos.
Cada um com seu tamanho, peculiaridades e prioridades.
Ao meu ver a chave de tudo está na habilidade de separar e classificar.

Início, meio e fim.
São três momentos, passos, processos.
Para a maioria dos manuais e cursinhos sobre gerenciamento, veremos a mesma coisa.
Entrada, processamento e saída.

Novamente, três momentos.
Assim podemos começar a entender como funciona o gerenciamento.
No início, identificamos o tamanho do recurso disponível.
Vamos pegar o universo dos raladões.

Nosso início é a renda, baixa renda nossa de cada dia.
A maneira mais responsável de começar o gerenciamento da renda é a segurança.
Sendo a renda fixa, não conte com fatores variáveis.
Por exemplo, não some a sua renda básica, fatores externos como ajudas, bicos, loterias...

Gerenciar o orçamento doméstico requer precisão matemática.
Não entram nos cálculos, os chutes, expectativas futuras e milagres!
Mesmo sabendo que sua renda vai acabar antes do mês, não saia gritando pela casa.
Isso também acontece com as maiores e piores empresas no mundo!

Agir com o capital de giro futuro é uma prática comum no mundo dos negócios.
Claro que muitas quebram por causa disto! Hahaha.
Voltando ao nosso pequeno e admirável planeta vermelho raladão!
O pequeno notável valorzinho da renda vai acabar talvez no dia 15.

Tudo bem, faremos o melhor uso possível dele, com calma e responsabilidade.
Não tente fazer a loucura de correr no mercado e encher carrinho de compras.
Agora que passamos o primeiro dos três passos, identificando a renda, vem o melhor.
O meio da conversa, o processamento.

Neste momento iremos fazer uso da separação e classificação!
Muitos chamam este passo de guerra do cobertor!
Aquele ponto onde se tapa as orelhas e descobre os pés.
Aprenda que não vai dar para atender a todos, ao mesmo tempo!

Portanto devemos separar todos os tipos de gastos.
Contas fixas em primeiro lugar.
Depois determinar se existem as variáveis e qual sua importância.
Nem pensar em noitadas no bar, se a renda é baixa, pequena e enrrugadinha.

Após a separação de tudo que deve, precisa e pode ser pago, basta classificar.
Ao saber que não iremos ter renda para pagar tudo, é importante priorizar.
Existem contas que podem ser atrasadas, portanto estas irão para o fim da lista.
Desta forma podemos gerenciar os recursos com baixo poder aquisitivo.

O terceiro e último passo é a execução dos recursos.
Após organizar, separar, priorizar os gastos dentro das possibilidades, pague o que der!
Importante é compreender que nem tudo será pago, mas o mês que vem logo chegará.
Sim, ocorre o desânimo na maioria das vezes.

Estas medidas são úteis para os momentos "entre empregos" como os americanos dizem...
Pensando bem, elas são muito bem vindas para todos os momentos!
Mesmo quando estamos produzindo renda, é melhor otimizar os recursos.
O principal é buscar um saldo positivo.

Em muitos casos, mesmo com renda razoável, ainda podemos estar em apuros.
Portanto, as medidas de gerenciamento de recursos escassos são para toda a vida!
Por esta razão, afirmo que aprendemos a ser melhores, com menos!
Quando a escassez passar, talvez tenhamos alterado nosso padrão de comportamento.

Neste caso, passaremos a observar de forma diferente o ato de consumir cegamente.
No meu caso, tal mudança já ocorreu no padrão de consumo.
Lucky Cookies: 08 - 11 - 20 - 31 - 33 - 51
Dica do Dia: Condicione sua mente para identificar e evitar o desperdício!

Carpe Diem!



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